Quem me conhece, sabe o quanto valorizo este acabamento! Como sempre digo, o segredo está nos detalhes!
Para alguns, é uma palavra desconhecida e seu uso completamente desnecessário, então vou explicar a função, os principais modelos e marcas disponíveis no mercado, para que você também possa se apaixonar! Assim como eu!
Sabe aquele look perfeito, que só fica completo com aquele sapato que amamos, completando a composição?! Pois então, é a mesma coisa quando estamos falando de rodapés! Nos preocupamos com a parede, se terá tinta acetinada, fosca, texturizada ou papel de parede. Com o piso, se será porcelanato alto brilho ou fosco, laminado, vinílico ou madeira. Entretanto, nem pensamos nos rodapés, que fazem a ligação entre estes dois planos: Parede-piso! Sem ele, é como se ficássemos descalços!
Assim como no caso dos sapatos, existem muitos modelos, e não precisamos utilizar sempre o mesmo. Vejam só, alguns exemplos abaixo:
Rodapé de porcelanato (o mesmo do piso): Ficará muito elegante e prático para a limpeza e manutenção, é o elemento que protege a parede.
A altura ideal é em torno de 10 cm. Uma dica importante neste caso é alinhar a junta das peças também no rodapé, conferindo um melhor acabamento. Uma boa execução é a chave de tudo!
Rodapé de madeira: Também dá continuidade ao piso de mesmo material, e o destaca. As alturas variam de 7 a 25 cm, dependendo da largura das vistas das portas, e da altura do pé direito (distância do piso ao forro), para que não achate o ambiente.
A opção em pintura branco e preto fosco são os mais utilizados, e também são muito interessantes, se você quiser destacar algum elemento, como este ambiente em que o piso ganha destaque pela moldura preta do rodapé pintado.
Rodapé de poliuretano expandido: As linhas das marcas Santa Luzia e Duratex, possuem prática instalação e já vêm em cores, não necessitando de pintura. Importante salientar que com o tempo o branco tende a amarelar, principalmente com a ação direta dos raios de sol.
O rodapé, além de funcional e decorativo, também pode ocultar a fiação, possibilitando o transporte de fios dentro de um cômodo, evitando quebra desnecessária de parede.
Olhem só, a diferença em um ambiente com e sem rodapés!
Convenci vocês a darem mais atenção (e valor), para este item na hora da decoração?! Então, avaliem na hora da compra as cores do piso, parede, e mobiliário existentes no local, assim como as alturas das guarnições, pé direito, e questões técnicas referentes a resistência do material, e escolham o modelo e cor mais adequados ao ambiente! Se precisarem de ajuda, me contatem!