Como arquiteta e urbanista sempre me questiono com relação ao uso do carro, e a importância exagerada dada a ele em nossas vidas, a qual acaba inclusive refletindo nos projetos residenciais e urbanos, quando nem sempre o ser humano é a prioridade.
Muitas casas possuem um “dormitório para o carro”, o qual, às vezes, chega a ser maior que a suíte principal, ou até mesmo, maior que a área social de muitas residências, como foi o caso neste projeto, em que a garagem representava um espaço de 20 m2, totalmente subutilizado.
A família possuía uma sala de estar estreita, além de uma sala de jantar e cozinha que dividiam o mesmo espaço. E a proposta da reforma foi incorporar a área de 4 x 5 m, e aumentar os ambientes sociais da casa!
Para isso, trocamos a antiga porta de contrapeso, por uma janela ampla, de sistema maxim ar, e duas paredes, por duas aberturas internas, uma delas integrando o hall de entrada e a nova sala de jantar, e a outra, a cozinha com ilha. Os ambientes ficaram mais ventilados, além de iluminados naturalmente, dispensando iluminação artificial durante o dia.
Substituímos o piso por um porcelanato de 60 x 60 cm, que imita o concreto, da Elizabeth. Instalamos os rodapés Santa Luzia, e pintamos as paredes com a cor Broto de Feijão, da Suvinil, concluindo a reforma.
Na decoração, a família mesmo montou a mesa de centro de pallet desenhada pelo nosso escritório, adicionou cortinas de tecido com dupla camada, fabricadas pela Sônia Cortinas, manteve o estofado modulado existente, adaptando-o no novo espaço. E a Marcenaria Bernardes executou os projetos do home e cozinha sob medidas.
Sabe aquele espaço a mais, que você quer, e não sabe como viabilizar?! É bem possível que tenhamos uma solução para o seu problema! Entre em contato conosco! Adoramos desafios!