Uma dúvida frequente na hora de decorar a casa é a escolha da cortina ou persiana que melhor se adapta ao ambiente.
Questões importantes para serem avaliadas:
1º Posição solar: É extremamente importante sabermos a quantidade de luz e calor que o ambiente recebe durante o dia, para determinarmos o sistema e tecido ideais.
2º Função do ambiente: Se for uma cozinha, por exemplo, precisa ter um material que permite uma limpeza mais prática, em função da gordura presente no local. No caso de uma sala de estar, já podemos utilizar um tecido mais leve, delicado, e em uma sala de tv, é necessário filtrar a luz, para não gerar reflexo na televisão ou projeção.
(Na cozinha acima, utilizei persiana rolo)
Podemos escolher cortinas de tecido ou persianas. Dentro de cada grupo, existem uma infinidade de materiais que podemos optar, considerando as cores do ambiente. Elas podem ficar neutras ou mesmo, ser o foco na decoração.
Tipos de Persianas: Verticais e Horizontais
Verticais: muito utilizadas em ambientes comerciais, disponível em PVC e tecido ( rústicos, translúcidos e blackouts)
Horizontais: Super versáteis, podem ser em PVC, madeira, metal e bambu
Rolô: Este sistema permite a utilização de uma grande variedade de tecidos ( translúcidos, blackouts, fibras naturais, telas solares), possuem uma manutenção prática, muito utilizada em cozinha e áreas de serviço.
Plissada: Ideal para ser instalada em coberturas e tetos com ângulos, disponível em tecidos especiais
Painel: São muito utilizadas como divisória de ambientes, disponível em tecidos translúcidos, rústicos, blackouts e telas solares
Romana: A queridinha nos ambientes residenciais, o seu sistema de abertura em gomos pode ser desenvolvido em fibra natural ou tecido ( rústicos, translúcidos, blakcouts e telas solares)
Celulares: eficiência térmica e acústica, em função das colmeias formadas que a compõem, podendo ser simples ou duplas e com variedade de tecidos
Vision Sheer: permite um controle maior de iluminação, e esta disponível em algumas opções de tecido
Tipos de cortinas: As opções em tecidos são infinitas, podendo ser simples, dupladas (dupla camada costurada) ou duplas. Pode-se utilizar vários tipos de acabamento, para gerar um movimento na superfície, pode ter o trilho oculto por um cortineiro ou ficar aparente (disponíveis em metal ou madeira).
Ainda temos a opção de escolher um sistema manual ou automatizado. A automação proporciona praticidade e conforto, indispensável quando temos um pé direito duplo, prolongando a vida útil do sistema.
Por exemplo, para este dormitório de casal, foi utilizado uma persiana, com tecido translúcido, que permite privacidade e atenua a iluminação do ambiente, agindo como filtro de luz.
Nesta sala de estar com televisão, optei por cortina com pregas fêmeas ( tipo de acabamento)! Trilho duplo, com duas camadas de tecido, uma em cetim para bloquear a luz e a outra em falso linho, para suavizar a composição, ambas com aberturas independentes. Optamos por fechar todo o vão, para evitar que a luz “vaze” pelas laterais.
Até a próxima DICA!



